CATEDRAL DE NOTRE-DAME
CITÉ | PARIS | FRANCE
963 M² 
2019

CO-AUTORES: FELIPE MAIA, GUSTAVO LANFRANCHI, IVAN VENTURA E JOÃO SOMMACAL
COLABORADORES: ANTONIO MOUTINHO E LUIZ SAKATA 

⌥ PREMIADA : FINALISTA MUNDIAL


POR   
O DIÁLOGO ENTRE A CIDADE DE PARIS E A CATEDRAL DE NOTRE DAME, É UM GESTO CONTIDO NA INTERVENÇÃO DE PROJETO DA COBERTURA, QUE AGORA PASSA A REFLETIR PARA O POVO O CÉU PARISIENSE, COMO UMA FORMA DE REFLEXÃO POR TODOS ESTES ANOS VIVENCIADO SOB O CEU DESTA CIDADE ÚNICA. APESAR DE SER A RECONSTRUÇÃO DA COBERTURA, A TÉCNICA CONSTRUTIVA E A MATERIALIDADE FORAM PENSADAS A PARTIR DA TECNOLOGIA ATUAL, COM É O CASO DO INOX POLIDO, UM METAL LEVE, USADO COMO REVESTIMENTO DO TELHADO QUE CONSEGUE PASSAR EM UM PRIMEIRO MOMENTO, DISCRETAMENTE NA PERSPECTIVA DO HORIZONTE DA CIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA NÃO ACRESCENTAR NADA, APENAS A IMAGEM DO CÉU, COMO UM ESPELHO NO HORIZONTE MONOCROMÁTICO DE PARIS.
COMO EXPERIENCIA EXTERNA E ÚNICA, O PEDESTRE QUE ESTÁ NO NÍVEL DA RUA, AO SE DEPARAREM COM A CATEDRAL, ASSIM CONFUDEM SOBRE O QUE DE FATO MUDOU DEPOIS DO INCÊNDIO POIS A ÚNICA COISA QUE CONSEGUEM IDENTIFICAR É UM REFLEXO, E ESSA CONFUSÃO VEM ACOMPANHADA DE UMA REAÇÃO NÃO CONVENCIONAL DO ESPECTADOR, APOIADA EM UMA LINHA DE PENSAMENTO SURREALISTA, COMO A DO PINTOR RENÉ MAGRITTE, EM QUE SEUS QUADROS CAUSAM A DÚVIDA NA DISTINÇÃO DO QUE É REALIDADE E FICÇÃO.
VALE A PENA RESSALTAR QUE O “NON-SENSE”, OU SEJA, O SURREALISMO SURGIU EM PARIS, ENTRE OS PERÍODOS DAS GUERRAS MUNDIAIS, E QUE GANHOU MAIS NOTORIEDADE ATRAVÉS DA INFLUENCIA DAS TEORIAS DO PSICANALISTA SIGMUND FREUD. SENDO ASSIM AS OBRAS DESTE MOVIMENTO FAVORECEM A IRRACIONALIDADE SUBJETIVA, ONDE A FUGA DA RAZÃO E DA LÓGICA CONFROMNTAM AS IDEIAS DA CONSCIÊNCIA CONVENCIONAL.
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