Casa 2 Vigas

“Esta casa possui uma característica peculiar em sua concepção, onde os pavimentos em meio nível, geram espaços ricos e agradáveis, que sombreiam e harmonizam este novo conceito de casa de praia do século XXI.”

Do arquiteto: Por meio dos desníveis e dos elementos contrapostos, chegamos a uma espacialidade muito rica, acho que atingimos o objetivo. Em qualquer lugar da casa você tem três itens essenciais: vista, ventilação e iluminação natural.
O pensamento foi de criar uma casa com um novo conceito, acredito que a quebra de paradigmas, foi importante para projetar algo inovador.

Sustentada apenas por duas vigas e quatro pilares, a casa projetada pelo arquiteto Yuri Vital na Praia do Tibau do Sul, em Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil se destaca pela sua concepção e inovação, aliadas a um custo acessível.

A residência unifamiliar de apenas 1(um) pavimento, está disposta em dois pavilhões com um desnível de 1,5m de altura entre eles, ligados por um jogo de escadarias centrais. Esta diferença de níveis permite a vista para o mar e a natureza de qualquer ambiente da residência. Devido aos desníveis adotados, a casa contempla, também, um vazio na parte inferior do segundo pavilhão. Este espaço aberto funciona como local de descanso, festas e reuniões. Acima do pavilhão frontal, que é acessado pelo jogo de escadarias centrais, há um solarium, ponto mais alto da construção, com vista privilegiada para o mar.

Construida em materiais resistentes, com o objetivo de baixo custo de manutenção, esta casa deverá perpetuar-se durante sua vida, sem grandes investimentos. Pois temos apenas, concreto, vidro, madeira tratada e metal anticorrozivo, componto a espacialidade e volumetria da casa das 2 vigas.