Capela GRU

“Em um dos subúrbios de Guarulhos, localizada aos entornos próximos do Aeroporto internacional de Cumbica, foi solicitada a construção de uma igreja. O cliente solicitou um projeto cujo o qual fosse uma referencia na região e ao mesmo tempo tivesse um custo bastante reduzido, pois ela seria construída pelos próprios fieis em método de multirão.”

Inicialmente o cliente forneceu um programa para a capela, mas depois de analisar todo o conjunto, notou-se uma divergência de solicitações, então o programa foi totalmente redesenhado para encaixar-se as necessidades locais e econômica.
Surge assim, um monólito puro e simples, sem adorno algum, com a finalidade de reduzir ao máximo o custo da obra. Este monólito está localizado no nível térreo, ou seja, ao nível da rua, sendo seu estacionamento abaixo deste nível, o qual na verdade foi uma acomodação do terreno devido seu declive de aproximadamente 3 metros.
Juntamente a capela, foram também solicitadas outras áreas, ou seja, uma biblioteca, uma área administrativa, uma lanchonete, alem dos sanitários e estacionamento. Estes por sua vez possuem também um acesso independente ao da capela, pois estes setores podem ser utilizados em horários diferentes ao do culto. Assim o publico pode acessar todo os demais ambientes pela capela ou não.

O acesso por uma ponte ao interior da capela, tem o objetivo de isolar o local sagrado do entorno mundano. Essa ponte funciona como uma conexão de transição de mundos para os fieis, que se inspiram ao entrar no local divino. Uma cruz é inserida na fachada com a função de contra-ventar a estrutura principal e a pele de cobogós localizada na fachada frontal do projeto, além de re-saltar o símbolo da religião ali existente.
Com uma estrutura bem simples, sem grandes vãos, a capela torna-se um monólito referencial na região de Guarulhos, mais precisamente no bairro de Taboão. O maior vão em concreto armado de todo o conjunto é de 8,40metros, ou seja, conseguimos montar toda ela com laje pré-moldada, facilitando a sua construção e diminuindo o tempo de obra, conseqüentemente diminuição no custo.

Para ganhar flexibilidade, o estacionamento não possui nenhum pilar, e a carga de todo o conjunto é distribuída pelas laminas laterais. O mezanino é bi-apoiado, ou seja, parte de seu apoio esta em uma das paredes laterais e a outra parte é descarregado por pequenos apoios em estrutura metálica. A cobertura é feita com telha metálica térmica apoiada em treliças plana que por sua vez é engastada nas duas laterais da igreja. Nesta cobertura aparecem dois sheds para a iluminação zenital da capela, sendo estes vedados por uma lamina de vidro temperado laminado.

O elemento vazado, cobogó, torna-se um papel importante na concepção da capela, pois ele possui todas as características necessárias para o sucesso do projeto, como o sombreamento, a insolação e ventilação sem contar a acústica, pois neste ambiente terá uma banda ao vivo tocando durante o culto.

A madeira usada no interior da capela torna o local mais confortável e agradável, sendo assim utilizado dois tipos de madeira, uma para indicar local de circulação e a outra permanência.

Os bancos inteiros são uma leitura as antigas capelas, pois elas facilitam a organização e ajudam na diminuição do custo, além de proporcionar uma maior maximização da área.

A iluminação da capela, da biblioteca e da cantina são feitas basicamente por luz natural. A capela possui três pontos de iluminação, um deles é a fachada frontal, composta por uma pele de cobogós; já a segundae juntamente com a terceira são dois cortes laterais no telhado, com o objetivo de iluminar o interior. Estas zenitais são protegidas das chuvas por uma pele de vidro temperado laminado. Já a iluminação da biblioteca e da cantina são feitas por uma pele de vidro localizada na lateral, iluminando por completo estes ambientes. Com o abjetivo de diminuir o custo, a solução foi diminuir a quantidade de aberturas, diminuindo assim o custo das caixilharias.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *